Zooparque de Itatiba dá boas-vindas a novos filhotes
- oregionaljornalism
- 16 de ago.
- 1 min de leitura
O Zooparque de Itatiba está com diversos novos moradores. Somente no mês de julho, a equipe deu boas-vindas e comemorou a chegada dos filhotes de tamanduá-mirim, anta, pato mergulhão e cervo-do-pantanal, que estão ameaçados de extinção, graças ao programa de conservação das espécies.

Na última semana, o zoo compartilhou nas redes sociais o nascimento do primeiro filhote da anta Kiki. Foram 13 meses de gestação e, na sexta-feira (8), ele ganhou um nome oficial: Acácio. Mãe e bebê continuam sendo acompanhamos de perto pela equipe. "Ver essa anta hoje se reproduzindo e cuidando do próprio filhote é muito gratificante", comemora a veterinária.
Um dos novos moradores é o filhote de tamanduá-mirim. A mãe, que foi resgata em Rondônia, chegou ao zoo debilitada e, segundo a veterinária, precisou passar por um rigoroso acompanhamento devido a problemas de pele e deficiências nutricionais.
O lago também ganhou novos "nadadores": os filhotes de pato-mergulhão. A espécie faz parte do trabalho de conservação do zoo, e o objetivo é uma futura reintrodução destes animais na natureza.
"O pato-mergulhão é uma das aves aquáticas mais ameaçadas de extinção do mundo. Ele é classificado como criticamente ameaçado, porque depende de ambientes com água cristalina e transparente para se alimentar. Sua dieta é composta por peixes, por isso a limpidez da água é fundamental", explica.
Outra espécie que também faz parte do programa de conservação é o cervo-do-pantanal, que também tem um novo integrante. A ação de manejo em cativeiro começou na década de 1990 e, assim como o pato-mergulhão, trata-se de uma espécie ameaçada de extinção. Segundo a veterinária, há poucos animais sob monitoramento humano atualmente.















Comentários