top of page

Prefeitura de Jundiaí realiza mutirão de limpeza e conscientização no Centro como parte das ações de revitalização da região


A Prefeitura de Jundiaí segue com as ações de revitalização da região central. Integrantes do Grupo de Trabalho (GT) do Centro, que reúne 13 secretarias municipais, realizaram um mutirão de limpeza e conscientização sobre o descarte correto de resíduos. A iniciativa contou com a parceria da ONG Lixo Zero, do Departamento de Limpeza Pública (LIMPUB) da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP), além do apoio da Associação Comercial e Empresarial (ACE) e do Poder Legislativo.


O objetivo da ação foi recolher e separar resíduos descartados nas vias e orientar comerciantes e pedestres sobre a importância da destinação correta do lixo e do cuidado com os espaços públicos.


ree

A coordenadora do GT do Centro, Daniela Colagrossi, destacou a importância do trabalho conjunto entre Poder Público e população.


“O problema do lixo no Centro é complexo e envolve moradores, comerciantes e visitantes. Mesmo com o empenho da Prefeitura, a colaboração de todos é essencial para fechar esse ciclo. O apoio à iniciativa do Movimento Lixo Zero faz parte da nossa campanha permanente de limpeza e revitalização do Centro. Falar sobre lixo é falar sobre responsabilidade coletiva, e esse é um primeiro passo dentro de um programa muito maior de transformação urbana”, afirmou.


O diretor do Departamento de Limpeza Pública, José Maria de Oliveira Júnior, reforçou o caráter educativo da ação.


“Além da limpeza, buscamos conscientizar a população sobre o papel de cada um na manutenção da cidade limpa. A revitalização do Centro depende também do envolvimento dos moradores e comerciantes”, ressaltou.


Embaixadora da ONG Lixo Zero, Nádia Lima Henrique da Cunha explicou que a proposta é sensibilizar a população sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos.


“O Movimento Lixo Zero busca mostrar que o resíduo tem valor, mas para isso é preciso separá-lo e destiná-lo corretamente. O mutirão nos ajuda a identificar pontos críticos e tipos de resíduos mais comuns, além de avaliar o uso dos equipamentos públicos como caçambas e lixeiras”, explicou.


ree

Moradora da região central há 67 anos, Rosely Akstein participou voluntariamente da ação e comemorou o movimento de revitalização da área.


“É uma alegria ver essa mobilização depois de tantos anos. O Centro já foi lindo e, agora, com esse trabalho conjunto entre Prefeitura, comerciantes e moradores, volta a ganhar vida. É muito bom ver esse cuidado com o nosso espaço”, contou.

Comerciantes e funcionários da região também aprovaram a iniciativa.


“Fica tudo mais limpo e organizado. A gente separa o reciclável e destina corretamente. É um trabalho que vale a pena e melhora a cidade para todo mundo”, afirmou Vilânia, vendedora no comércio local.

 
 
 

Comentários


Destaques

bottom of page