Prefeitura de Jundiaí e FMJ realizam atendimentos gratuitos contra o câncer de pele neste sábado (13)
- oregionaljornalism
- há 12 horas
- 2 min de leitura
Neste sábado (13), acontece a tradicional Campanha Nacional de Prevenção ao Combate do Câncer da Pele, em uma parceria entre a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e a Prefeitura de Jundiaí. Os atendimentos são gratuitos, na FMJ, entre 8h e 14h, sem necessidade de agendamento prévio.

Os atendimentos serão exclusivamente voltados para câncer de pele. Pessoas com manchas suspeitas, pintas atípicas ou outras lesões que chamem atenção estão aptas a passar pela campanha, que também terá infraestrutura para pequenas cirurgias em caso de necessidade.
No ano passado, foram atendidos 810 pacientes e realizados 27 procedimentos.
A FMJ fica na rua Francisco Telles, 250 – Vila Arens.
Ação conjunta
A campanha é uma agenda nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e, em Jundiaí, ocorre há mais de 20 anos, sempre no mês de dezembro, em alusão ao “Dezembro Laranja”. Para a realização dos atendimentos, a FMJ e a Prefeitura de Jundiaí atuam em parceria: a faculdade cede o espaço e a expertise da docência e da residência em Dermatologia, referência no município e na macrorregião, e a rede municipal de Saúde oferece diversos especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e reforço no material.
A prevenção é importante porque o câncer de pele nem sempre é tão aparente como se imagina, podendo se “esconder” por trás de lesões mínimas. Jundiaí registrou, em 2025, até o último balanço realizado em 15 de novembro, 1.123 diagnósticos, incluindo casos de neoplasia (crescimento anormal de células, podendo ser benigna ou maligna) e melanoma (tipo específico de neoplasia maligna).
“A prevenção e o diagnóstico precoce são a melhor estratégia nessa batalha. Quanto mais cedo um câncer é diagnosticado, maiores são as chances de cura”, afirma a gerente do Ambulatório de Especialidades da FMJ, Leticia Menezes da Silva Araújo, que representa a Prefeitura na gerência da instituição, junto a Sandra Maria Chequin, que a coordena em nome da FMJ. “Quanto mais munícipes participam dos mutirões, mais cedo conseguimos detectar alterações e orientar corretamente para o melhor tratamento. Esse cuidado muda histórias”, completa a coordenadora da campanha, a dermatologista Juliana Areas.















Comentários