Musical Carta da Terra: um espetáculo que inspira consciência e pertencimento
- oregionaljornalism
- 4 de out. de 2025
- 3 min de leitura

O projeto Musical Carta da Terra é amplo, pois engloba apresentação de um Musical, Formação de Educadores da Rede Municipal e disponibilização de material de apoio. Este projeto nasceu da sintonia entre as composições de Ana Person e os princípios do documento Carta da Terra, em diálogo também com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O Musical é uma mistura de música e teatro, com duração aproximada de 60 minutos, ambientado com cenário, adereços e figurinos produzidos para encantar crianças, educadores e familiares e acontece dentro do ambiente escolar.

O roteiro teatral é baseado no encontro e amizade entre dois personagens diferentes:
"Cigarra Mundi" (interpretada por Ana Person), fiel guardiã da natureza, moradora do Planeta Terra que canta, inventa canções e cria instrumentos musicais a partir de objetos reciclados, e o "Mensageiro
Intergaláctico"(interpretado por Ulisses Jr.) morador de um outro planeta já destruído pela ganância de seus habitantes e vem entregar uma carta escrita pela própria Terra com pedido de socorro. Juntos buscam melhorar suas próprias atitudes e alertar as crianças para a necessidade de cuidar do planeta e respeitar toda forma de vida.
O repertório autoral é embalado por melodias e letras poéticas que inspiram pertencimento,
cooperação, respeito, cuidado com a comunidade de vida. São canções que sensibilizam e convidam as crianças a perceberem que fazem parte da natureza e que cada gesto de cuidado hoje, pode proporcionar um futuro mais saudável e equilibrado para a atual e as futuras gerações.

O protagonismo do educador em sala de aula
Com antecedência da apresentação do Musical, há um encontro de formação com os Educadores e disponibilização do material gratuitamente, a partir do qual os professores conduzem desde simples audições a vivências interativas com as crianças em sala de aula.
Esse processo valoriza o protagonismo do educador, aproxima as crianças deste repertório inédito, transformando cada canção em uma experiência única através de rodas de conversa sobre o tema, aprendizado de palavras novas, ritmos diversos, expressão artística através do desenho, dramatização ou brincadeiras sonoras, estimulando a sensibilidade, a criatividade, a comunicação, a convivência solidária, o fortalecimento de vínculos dentro da escola, além de potencializar a experiência e interatividade da criança durante o espetáculo.
Trajetória e visão de futuro
Desde 2008 o projeto Carta da Terra vem se transformando para atender um número cada
vez maior de crianças, tendo recebido premiação por 3 anos seguidos (2012 a 2014) no edital SESI Arte Educação, realizado itinerância por 37 cidades do Estado de São Paulo, atendendo um público aproximado de 7300 crianças do ensino público
fundamental e comunidades escolares.
A equipe responsável pela produção do Musical Carta da Terra é formada por:
Ana Person como idealizadora e intérprete de Cigarra Mundi, Ulisses Jr. como intérprete do Mensageiro Intergaláctico, Zé Ramos na coordenação geral, Maria Clara Leite na direção cênica, Deo Pit nos figurinos, Alexandre Filliage na arte e pintura do cenário e Victor Akkas na cenografia.
Juntos, eles criaram um espetáculo encantador que une arte e educação de maneira criativa,
estética e envolvente.A circulação 2025 é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS, com patrocínio da Neoenergia Elektro e do Instituto Neoenergia, que torna possível levar a mensagem do
projeto para as novas gerações.
Agenda de apresentações
• Jarinu/SP – 9 de outubro, às 8h30 e 14h30, no Ginásio Jairo Lorencini.
• Jarinu/SP – 10 de outubro, às 8h30 e 14h30, no Ginásio Jairo Lorencini.
• Artur Nogueira/SP – 13 de outubro, às 9h e 13h30, na Escola Vereador Prof. Amaro Rodrigues.
• Artur Nogueira/SP22 de outubro, às 9h e 13h30, na EMEF Elysiário Del’Álamo.
Contatos e redes
Instagram: @anaperson.compositora |
@musical.cartadaterra E-mail:
Crédito institucional
O Musical Carta da Terra é fomentado por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS,
com patrocínio da Neoenergia Elektro e do Instituto Neoenergia, produção da Cena Cultural
Produções e realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.















Comentários