top of page

Itatiba avança na educação com inauguração de nova creche

  • 8 de abr.
  • 2 min de leitura


Está oficialmente entregue à população de Itatiba o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) profa. Ana Maria Jericó Moraes. A nova creche da Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Educação – que já está ampliando desde o início do ano número de vagas na Rede Municipal de Ensino - foi oficializada na tarde desde quarta-feira (08/04) em evento festivo com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas e a primeira-dama estadual Cristiane Freitas, recebidos pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, além de autoridades e lideranças regionais e locais.


“Entregar uma escola, ainda mais essa, que demandou de muitos esforços para destravar a obra que ficou anos paralisada, é sempre motivo de comemorar”, declarou o prefeito Thomás.


O evento integra a chamada Caravana 3D do governo estadual, que está em seu primeiro dia na região de Campinas. O Cemei teve as obras paralisadas em 2022, mas foi retomado em 2024, após consecutivos esforços da gestão municipal, que resultaram em sua conclusão no ano passado.



O Cemei Ana Maria começou a funcionar em fevereiro último, com capacidade para atender cerca de 120 crianças de até 5 anos. Hoje já estão atendidas na creche 34 crianças entre 0 e 3 anos de idade, em duas salas.


O prédio localizado no bairro Alto da Santa Cruz tem mais de 813 metros quadrados de área construída totalmente térreo com acessibilidade. e conta com seis amplas salas de atividades,, luz natural berçários, fraldário, solário e área para parque, além de pátios coberto e descoberto, com muito espaço e conforto para as crianças e professores. O acesso é pela Avenida Ângelo Piovani, numa via exclusiva para a nova creche, aberta pela Prefeitura, que tem ainda área de manobra e área para estacionamento.


O investimento foi próximo de R$ 3,5 milhões tanto em obras e mobiliário, com contrapartida da Prefeitura. Deste total, além da disponibilização do terreno e infraestrutura básica, a Prefeitura de Itatiba investe R$ 1.107.972,98 em contrapartida a convênio de R$ 2.437.490,95, firmado em 2018, com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), do Governo do Estado de São Paulo. 


“Estamos entregando essa creche que estava parada há anos. Assumimos o projeto porque uma obra paralisada não gera valor para ninguém. Agora temos a oportunidade de disponibilizar segurança para as famílias que ficam tranquilas em deixar as crianças aqui para trabalhar. Se quisermos ser bem-sucedidos, temos que investir na primeira infância”, afirmou o governador Tarcísio.




A homenageada


A cerimônia contou também com o descerramento do quadro com a imagem da homenageada, profa. Ana Maria, em meio a sua família e amigos. De acordo com a secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon, "a patronesse, profa. Ana Maria, fica aqui eternizada pela sua contribuição e dedicação à educação do nosso município. Esse espaço nasce com o propósito de transformar vidas pela educação, como a professora Ana fazia, e temos o compromisso com a educação de qualidade. Esse não é só mais um prédio. É um símbolo de prosperidade. Nossos estudantes ainda não têm noção de sua importância, pois são muito pequenos, mas aqui se pode sonhar e construir projetos de vida, disse.



Familiares da profa Ana Maria em torno do quadro da patronesse da nova escola
Familiares da profa Ana Maria em torno do quadro da patronesse da nova escola







Comentários


Destaques

bottom of page