Inscrições abertas para curso de formação de brigadistas florestais em Piracaia
- oregionaljornalism
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Entre 21 e 25 de julho, Piracaia receberá uma formação que visa capacitar brigadistas para atuar na prevenção e no combate aos incêndios florestais por meio de aulas práticas e teóricas. Com carga horária de 40h, o curso será ministrado por Christian Berlinck, analista ambiental do ICMBio, biólogo, mestre e doutor em Ecologia com mais de 15 anos de experiência em manejo de fogo e gestão de incidentes.
Para participar, é preciso preencher o formulário de inscrição e aguardar contato de confirmação.
Faça sua inscrição aqui: https://forms.gle/W1NKPCMBTher7N987
O curso faz parte das ações previstas no Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF) de Piracaia, que está em fase de implementação. Trata-se de um importante instrumento de planejamento e gestão, elaborado de maneira participativa, que estabelece diretrizes para o manejo do fogo, redução de incidência e dos danos provocados por incêndios florestais, indo além das ações de combate.

Confira mais informações:
Data: 21 a 25 de julho de 2025
Horário: 8h às 18h
Local: Centro Cultural José Carlos Farah (Gruta Nossa Sra. Aparecida — Av. Beira Rio, Piracaia/SP)
Público-alvo: pessoas que já atuam com atividades de prevenção e combate a incêndios florestais e/ou tenham interesse em atuar como brigadistas florestais. As vagas são limitadas!
Metodologia: aplicação de TAF (teste de aptidão física) e THUFA (teste de habilidade em utilização de ferramentas agrícolas), aulas teóricas, expositivas, dialogadas, dinâmicas de grupo e aulas práticas de campo
Programação:
21/07 (segunda): TAF (teste de aptidão física) + THUFA (teste de habilidade em utilização de ferramentas agrícolas) + aulas teóricas
22/07 (terça): aulas teóricas e práticas
23/07 (quarta): aulas teóricas
24/07 (quinta): manutenção e manuseio de ferramentas e equipamentos + prática de combate a incêndio florestal
25/07 (sexta): aulas práticas + avaliação
Requisitos:
Ser maior de 18 anos;
Possuir EPIs (equipamentos de proteção individual) básicos para atividades de combate a incêndios florestais: botas, calça, gandola, balaclava, óculos, máscara, luvas.
Estar apto para realizar atividades de alto impacto. Todos os participantes passarão por uma consulta médica no primeiro dia de curso para obtenção de atestado médico.
Certificado: conclusão completa do curso, com 100% de presença e nota final maior que 6,0.
Em caso de dúvida, mande uma mensagem para comunicacao@simbiose.org.br ou pelo WhatsApp (11) 94054-3280.
Comments