top of page

Gabarito oficial do Enem 2025 é divulgado pelo Inep


ree

Os gabaritos oficiais do 1º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foram divulgados nesta quinta-feira (13). É possível acessá-los clicando neste link.


➡️É a primeira vez que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) separa em duas datas a disponibilização das respostas corretas. Até 2024, o gabarito de todas as provas (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) era publicado junto, dias após o segundo domingo de Enem.


Número de acertos não determina nota final

Apesar da divulgação do gabarito, que permite ao candidato saber a quantidade de questões que acertou no Enem, ele só terá acesso à sua nota final em janeiro de 2025.


Isso acontece por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de correção utilizado no Enem que prioriza a coerência no desempenho dos alunos.

Se alguém acertar as questões muito difíceis, mas errar as fáceis, será "incoerente" — o sistema já detectará um possível "chute" e atribuirá menos pontos à pessoa.


Portanto, dois candidatos que acertarem exatamente o mesmo número de perguntas podem tirar notas diferentes.


🤔 Para que existe a TRI?


A TRI apresenta as seguintes vantagens em relação ao método clássico de correção:


  • ao detectar os famosos "chutes", ela premia o aluno que, de fato, se preparou para a prova;

  • possibilita a comparação entre candidatos que tenham feito diferentes edições do exame;

  • torna mais improvável que dois concorrentes tirem exatamente a mesma nota, já que o resultado final é divulgado com duas casas decimais (816,48 pontos, por exemplo).


Redação do Enem


O tema da redação do Enem 2025 foi "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira". Justamente neste ano, o exame registrou um aumento significativo no número de idosos inscritos na prova: 17.192 participantes, 191% a mais do que em 2022.


Os estados com mais representantes da terceira idade são Rio de Janeiro (3.087), São Paulo (2.367) e Minas Gerais (1.997).



Comentários


Destaques

bottom of page