Feriados de 2026: quase todos caem em dias úteis e viram folga prolongada
- oregionaljornalism
- 30 de set. de 2025
- 1 min de leitura
Em 2026, nove dos dez feriados nacionais vão cair em dias úteis, configurando um dos calendários mais favoráveis dos últimos anos para quem deseja planejar folgas prolongadas.
Sete dessas datas ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação dos chamados “feriadões” sem a necessidade de pedir folgas adicionais.
⚠️ As oportunidades podem ser ainda maiores: além dos feriados que já coincidem com o início ou o fim da semana — como o Dia do Trabalho (1º de maio, sexta-feira) e a Independência do Brasil (7 de setembro, segunda-feira) — outras datas podem ser estendidas com um dia extra de descanso. É o caso da Confraternização Universal (1º de janeiro, quinta-feira) e de Tiradentes (21 de abril, terça-feira), que, se emendados, também se transformam em feriados prolongados. Nesse cenário, até nove feriados nacionais poderão ser aproveitados em sequência.
📎 Ao considerar também os pontos facultativos, como Carnaval e Corpus Christi, o número de dias com possibilidade de folga ultrapassa dez. No caso do Carnaval, que tradicionalmente abrange segunda, terça e a manhã de quarta-feira de Cinzas, a data é tratada como um único período de feriadão, apesar de não ser um feriado nacional.
➡️ Além disso, feriados estaduais e municipais podem tornar o calendário ainda mais vantajoso, a depender da região. Em São Paulo, por exemplo, o aniversário da cidade, celebrado em 25 de janeiro, é feriado municipal.
O governo federal ainda não divulgou a portaria oficial com a lista de pontos facultativos de 2026, mas as datas seguem, em geral, o mesmo padrão dos anos anteriores.
Confira a seguir os feriados e pontos facultativos previstos para 2026:
















Comentários