Fausto Silva passa por transplante de fígado e retransplante renal em São Paulo
- oregionaljornalism
- 8 de ago. de 2025
- 2 min de leitura

O apresentador Fausto Silva, de 75 anos, foi submetido a um transplante de fígado e a um retransplante renal nos dias 6 e 7 de agosto, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Segundo boletim médico, ambos os órgãos — provenientes de um mesmo doador — foram considerados compatíveis pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo, que acionou a instituição para a realização dos procedimentos.
Internado desde 21 de maio devido a uma infecção bacteriana aguda com sepse, Faustão vinha recebendo tratamento para controle do quadro infeccioso, além de reabilitação clínica e nutricional, com o objetivo de estabilizar sua saúde. O hospital informou que o retransplante renal já estava previsto havia um ano e pôde ser realizado junto ao transplante de fígado.
Histórico de transplantes
No dia 27 de agosto de 2023, o apresentador passou por um transplante de coração, ocupando o segundo lugar na fila de espera pelo órgão, conforme a Central de Transplantes do Estado. Em fevereiro de 2024, foi novamente internado para um transplante de rim. À época, familiares explicaram que, quando realizou o transplante cardíaco, seus rins já apresentavam comprometimento, o que o levou a realizar hemodiálise. Faustão permaneceu dois meses na fila até receber o órgão.
Em entrevista concedida em agosto de 2024, meses após o transplante renal, ele comentou sobre sua recuperação e destacou cuidados com a saúde:
“Nunca fumei na vida, nunca bebi, nem licor, nem cerveja. Nunca usei drogas. E, mesmo assim, precisei fazer um transplante de coração. Hoje tenho o coração de um atleta de 35 anos. Agora é cuidar da ‘lanternagem’, da parte física, com fisioterapia e exercícios. Isso é fundamental”.
O apresentador também afirmou sentir-se grato e responsável por essa nova chance: “Você recebe uma bênção dessas e pensa: ‘Se eu mereci voltar, preciso pensar no legado’. Estou me sentindo muito melhor do que antes”.















Comentários