Defesa Civil intensifica ações contra incêndios e faz mapeamento preventivo no Rio Atibaia
- oregionaljornalism
- 26 de ago.
- 2 min de leitura
Equipes da Defesa Civil deram sequência, nesta semana, às ações de combate a incêndios registrados na cidade. O tempo seco e a falta de chuva neste mês têm favorecido o surgimento de queimadas, que representam riscos à população, à flora e à fauna. Desde o último fim de semana, foram realizadas ações nos bairros Chácaras Brasil, Belvedere, Laranjal e também na região do Córrego do Onofre, próximo à Rodovia Fernão Dias.

As ações de combate foram essenciais para evitar que o fogo se alastrasse, trazendo riscos às áreas de vegetação, residências e ao tráfego na rodovia.
Após um incêndio, uma árvore caiu na Estrada Nakazawa, no bairro do Tanque, rompendo a rede primária de energia e bloqueando totalmente a passagem de veículos. A equipe da Defesa Civil atuou prontamente na desobstrução da via, restabelecendo a circulação e garantindo a segurança no local.
Em casos de emergência, a população pode ligar para o 199.
Mapeamento no Rio Atibaia
Nesta semana, a Defesa Civil também está realizando o mapeamento preventivo no Rio Atibaia, a fim de identificar pontos de possível obstrução da passagem da água e adotar medidas de prevenção contra enchentes.
As equipes percorrem o rio em barcos, identificando locais que precisam de limpeza, com retirada de vegetação acumulada nas margens e recolhimento de resíduos descartados de forma irregular, como garrafas PET e outros materiais inservíveis.
Ainda nesta semana, equipes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) deverão percorrer o Rio Atibaia junto com a Defesa Civil para fazer um trabalho de inspeção. Entre as atribuições do instituto está a análise de assoreamento em rios, lagos e reservatórios, com condições de indicar ações de mitigação de riscos.

É importante que a população colabore, evitando jogar lixo no rio. Além de poluir a água, esses materiais aumentam o risco de enchentes, já que atrapalham o curso natural do rio e retardam sua vazão.
A Prefeitura realizará, nos próximos dias, um mutirão de limpeza nos locais identificados com descarte irregular de lixo. Nesses pontos também serão instaladas placas informativas, orientando a população a não jogar resíduos no local e indicando os ecopontos mais próximos para o descarte correto.
Comentários