top of page

Colsan Jundiaí registra queda de 40% nas doações de sangue em julho e alerta para baixo estoque



A unidade da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) em Jundiaí (SP) enfrenta uma queda significativa nas doações de sangue. Somente no mês de julho, a redução foi de aproximadamente 40%, o que compromete diretamente o abastecimento dos hospitais da região.


Embora as salas de coleta aparentem estar cheias, apenas um terço da capacidade total está sendo utilizada. A situação é considerada crítica, principalmente para o tipo O negativo — considerado universal — que, na última quinta-feira (24), contava com apenas quatro bolsas disponíveis, quando o ideal seria de, no mínimo, 50 unidades.


De acordo com Áurea Denegres, gerente da unidade, o sangue coletado não é utilizado de imediato. “Ele passa por um processo antes de chegar nos hospitais. Caso não haja um estoque, isso acaba impactando os pacientes que precisam no hospital”, explicou. As bolsas passam por uma quarentena de 72 horas antes de serem liberadas para uso médico.


Mesmo com a queda nas doações, a demanda dos hospitais permanece constante. A Colsan é responsável pelo abastecimento de 12 hospitais da região de Jundiaí, incluindo o Hospital São Vicente de Paulo, que consome, em média, 1.300 bolsas de sangue por mês.


Para doar, é necessário ter mais de 18 anos e apresentar um documento oficial com foto no momento do cadastro. A Colsan Jundiaí está localizada na Rua XV de Novembro, nº 1.848, na Vila Municipal. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (11) 4521-4025.


A instituição reforça o apelo à população para que compareça e contribua com esse ato solidário, que pode salvar vidas.

Comentários


Destaques

bottom of page