top of page

Abertura da exposição “Retratos da Ausência” mobiliza Itatiba e reforça a importância do enfrentamento à violência contra a mulher

  • 19 de mar.
  • 2 min de leitura

A abertura da exposição “Retratos da Ausência: Mulheres que deveriam estar aqui” foi marcada por grande engajamento e forte adesão da sociedade itatibense. Realizada no Itatiba Shopping Center, a iniciativa reuniu um público expressivo e representativo de diversos segmentos, consolidando o evento como um importante marco de conscientização no Mês das Mulheres.



O encontro foi permeado por falas estratégicas e complementares, reforçando a atuação em rede como pilar no enfrentamento à violência. O cabeleireiro Rô Siqueira trouxe uma abordagem inspiradora sobre o papel da capacitação feminina como ferramenta de autonomia e ruptura do ciclo da violência, destacando a geração de oportunidades como vetor de transformação social.


A presidente da Virada Feminina Internacional, Marta Livia, responsável por viabilizar a vinda da exposição para Itatiba, reforçou o propósito da mostra e fez um convite contundente à reflexão coletiva, ampliando o olhar sobre a responsabilidade social diante dessa pauta.


Na perspectiva da segurança pública, a escrivã de polícia AngelaChristensen trouxe informações relevantes sobre crimes de estelionato, com destaque para o estelionato amoroso, alertando a população sobre práticas recorrentes e a importância da prevenção por meio da informação.

A diretora de Inclusão Social da Associação Atlética Ponte Preta de Campinas, Mari Corrêa, agregou valor ao debate ao enfatizar a necessidade de investir em educação e ações voltadas também aos homens, promovendo mudança cultural e prevenção estrutural da violência.



A chefe da Guarda Municipal de Itatiba, Jaqueline Bortolosso, apresentou os serviços realizados no município, bem como indicadores e estratégias adotadas, evidenciando o compromisso da corporação com a proteção das mulheres.


A vereadora Leila Bedani destacou os avanços do município, a consolidação da rede de apoio e as políticas públicas implementadas na atual gestão, reforçando o protagonismo de Itatiba na pauta.

Encerrando as falas, a primeira-dama Bárbara Zaratini trouxe contribuições relevantes sobre o enfrentamento à violência, fortalecendo o alinhamento institucional e a importância do engajamento coletivo.


Cabe ressaltar que a realização da exposição só foi possível graças à colaboração voluntária e ao engajamento de todos os grupos e instituições envolvidas, com destaque especial ao Grupo Entre Rosas e à Virada Feminina, que tiveram papel estratégico na articulação e viabilização da iniciativa, demonstrando, na prática, a força do trabalho coletivo em prol de uma causa essencial.


Diante do sucesso de público e da relevância do tema, a exposição foi prorrogada e permanecerá aberta para visitação até a próxima semana no Itatiba Shopping Center, ampliando o alcance da iniciativa e oportunizando que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo.


Mais do que uma mostra, a ação se consolida como um movimento de conscientização, informação e mobilização social. Porque enfrentar a violência contra a mulher é uma responsabilidade de todos. E informação, de fato, salva vidas.

 
 
 

Comentários


Destaques

bottom of page